Entrevista com Rosana Horta – Secretária de Trabalho de Maricá


Gestora destaca avanços nas políticas de emprego, capacitação profissional e os desafios para a inclusão produtiva no município.
1. Quais são as principais iniciativas da Secretaria de Trabalho para a inserção dos estudantes e recém-formados pelo passaporte universitário no mercado de trabalho?
A Secretaria de Trabalho possui o Programa de Incentivo ao Estágio, que através de edital possibilita alunos dos cursos de Graduação a exercitarem na prática o que estudam nas Universidades.
2. Existem parcerias ou futuras parcerias para empresas locais com ofertas de estágios para os alunos da universidade?
A Secretaria de Trabalho busca sempre parcerias com empresários que irão empreender no município, através de processos seletivos que impulsionam a empregabilidade, esses processos acontecem através dos projetos e equipamento da Secretaria de trabalho, tais como: Casa do Trabalhador e SINE(Sistema Nacional de Emprego)
3. A secretaria possui programas ou incentivos voltados para os jovens empreendedores locais? Como funcionam?.
A Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Trabalho e Emprego vem ofertando cursos na área de beleza e estética gratuitamente, qualificando profissionais já atuantes e jovens empreendedores na busca por exercer sua área de vocação, assim estamos fomentando a criação de empresas locais voltadas na área de beleza e estética. Formamos também neste ultimo ciclo 841 alunos de diversas áreas como: mecânico de refrigeração e climatização residencial, eletricista predial, eletricista de sistemas de energias renováveis, através dos cursos de qualificação profissional, proporcionando assim qualificação e a formação de novos empreendedores em diversos âmbitos, gerando empresas qualificadas e preparadas para atender a população Maricaense.
4. Quais são os principais desafios enfrentados pelos empreendedores da cidade e como a Secretaria tem atuado para enfrentá-los?
Buscando parcerias e atualizando os empresários em relação as novas demandas voltadas para prestação de serviços devido ao crescimento do Município.
5. A secretaria possui dados sobre a taxa de empregabilidade através dos processos seletivos?
(SINE) No período compreendido entre os meses de Janeiro a Maio foram registrados os seguintes números no SINE Maricá: Quantidade de processo seletivo:16, quantidade de encaminhados para as vagas: 575.
6. De que forma o Passaporte Universitário tem trazido benefícios para a atuação da Secretaria no município?
Através da “Contrapartida”, na qual os alunos atuam de forma colaborativa nos eventos realizados pela Secretaria: A Festa da Trabalhadora e do Trabalhador no dia 1º de maio é um exemplo disso, tivemos alunos de Psicologia e Pedagogia presentes no Espaço Kids interagindo com as crianças através de atividades e brincadeiras voltadas para o acolhimento e inclusão.
7. Quais são os projetos futuros para ampliar oportunidades de emprego e qualificação no município?
A Secretaria de Trabalho e Emprego busca sempre parcerias, novos projetos que impulsionem e fomentem o crescimento e a oferta de vagas na nossa cidade, traçando um paralelo entre o fortalecimento do comercio local e o aumento das taxas de empregabilidade.
