MEI: Uma forma de democratizar o empreendedorismo no Brasil

Juan Karllo, Márcia Anacleto

5/17/20252 min ler

a man writing on a white board with orange markers
a man writing on a white board with orange markers

Como o Microempreendedor Individual vem facilitando o acesso ao mercado formal e impulsionando pequenos negócios em todo o país.

Atualmente no nosso país, existem milhares de brasileiros que trabalham de forma autônoma, além de pequenos empreendedores que tiveram novas portas abertas com a criação do MEI, (Microempreendedor Individual), um jeito mais simples de sair da informalidade trabalhista, conseguindo criar um CNPJ próprio e com ele ter acesso a diversas novas oportunidades tanto de crescimento para o negócio, quanto a segurança de estar amparado pela previdência social.

Existem é claro alguns critérios que definem quem pode se tornar um Microempreendedor Individual. Por exemplo, exercer atividades permitidas, como: eletricista, cabeleireiro, confeiteira, diarista, entre outras. Além disso, a pessoa não pode ser sócia ou titular de nenhuma outra empresa que tenha um CNPJ ativo. Ter apenas um funcionário, ou seja, a própria pessoa e ter um faturamento anual de no máximo R$81 mil por mês, independente do mês de abertura, o cálculo deve ser feito em proporção Além das vantagens que já foram citadas antes, quem se formalizar como MEI, terá acesso a criação de um CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que auxilia na emissão de notas fiscais para pessoas físicas e jurídicas e a abertura de contas empresariais dedicadas ao negócio, conseguindo assim separar todo o fluxo de caixa da conta pessoal.

O crédito facilitado também é uma realidade para quem é um Microempreendedor Individual, com taxas de juros mais baixas e serviços e ofertas exclusivos para pequenos negócios. Ainda conta com o amparo da previdência social, com a contribuição para aposentadoria e o recebimento de auxílio-doença e salário maternidade. E agora fica a pergunta: como ser um MEI? Esse é um processo bastante simples, pode ser feito online e ainda é completamente gratuito.

A pessoa que quer se formalizar como MEI, deve acessar o site do gov.br/mei e procurar a palavra “Formalize-se”, logo após isso deve entrar no site com a conta do Gov.br e preencher todas as informações solicitadas. Após o preenchimento do cadastro de forma correta a pessoa já se torna na hora, recebendo o seu Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que contém todas as informações da nova micro-empresa assim como o número do CNPJ.

Assim, de forma rápida e com pouca burocracia a vida de uma pessoa é transformada, saindo da informalidade, assim como outros milhões de brasileiros que já são hoje Microempreendedores Individuais.

Notícias Relacionadas