Universitários de Vassouras em Maricá transformam conhecimento em solidariedade: alunos ajudam população na declaração do Imposto de Renda

ANTIGOS

Juan Karllo. Nathaly Santos, Rafaela Antunes e Victória Andrade

5/14/20252 min ler

Ação extensionista promove cidadania fiscal, aproxima academia da comunidade e oferece apoio gratuito a contribuintes locais.

Enquanto muitos brasileiros disputam uma batalha anual contra formulários e prazos do Imposto de Renda, alunos da Universidade de Vassouras em Maricá viraram heróis anônimos. Moradores da cidade - incluindo aposentados, microempreendedores e trabalhadores informais receberam, na última semana de abril até início 16/05/2025, atendimento gratuito para a declaração do Imposto de Renda 2025.

A atividade foi realizada em uma ação da Prefeitura de Maricá junto com a Universidade de Vassouras – Campus Maricá através do programa Passaporte Universitário contanto com a contrapartida realizada através dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. O evento aconteceu no Passaporte do Futuro, a nova casa do Passaporte Universitário, das 15h às 17h. A iniciativa teve o objetivo de aprendizagem aos discentes e de amparo à população.

Durante três semanas, a equipe prestou assistência a vários contribuintes, oferecendo ajuda com declarações simples, como PF e MEI, explicando sobre restituições e prazos, orientação sobre deduções, isenções e documentos necessários para regularizar a situação com a Receita Federal. As alunas Nathaly Santos e a Rafaela Antunes entrevistaram os participantes do evento para entender suas maiores dificuldades e medos sobre o tema.

O professor Júlio César Rocha, especialista em Ciências Contábeis, compartilhou sua visão sobre o Imposto de Renda no Brasil destacando ser uma ferramenta importante para o funcionamento do país. “É uma forma do governo arrecadar recursos para cumprir com seus compromissos”, afirmou. Ítalo, estudante do sétimo período de Administração, compartilhou sua visão crítica. “Não considero justo, as pessoas de baixa renda pagam normalmente mais do que os ricos”.

De acordo com um apanhado geral de informações, destacam-se algumas dicas para a declaração do IR, como guardar todos os recibos de despesa, utilizar sempre o sistema oficial disponibilizado pela Receita e caso haja outras dúvidas, buscar apoio gratuito em Postos do CAC ou nas Universidades que oferecem assistência contábil. A iniciativa, além de beneficiar a população, contribui para a formação prática dos alunos, desenvolvendo neles uma postura cidadã.

Mesmo diante de debates sobre as reformas tributárias, os estudantes mostram que pequenas ações podem representar mudanças concretas na sociedade.

Notícias elacionadas