Veteranos analisam a evolução dos calouros e da instituição na visão do docente

Juan Karllo, Mateus Costa

5/7/20251 min ler

Interações entre estudantes e professores revelam avanços no desempenho acadêmico e na integração universitária ao longo do tempo.

No dia 5 de maio de 2025, a Universidade de Vassouras – Campus Maricá promoveu uma atividade especial de integração entre os veteranos e os calouros do curso de Administração. A ação contou com a participação do professor Jorge Bezerra, que acompanhou de perto o processo e compartilhou sua visão sobre o desenvolvimento dos estudantes e os impactos institucionais da iniciativa.

Em entrevista, o docente destacou a importância do acompanhamento contínuo dos calouros, especialmente nos primeiros períodos, quando muitos ainda estão em processo de adaptação à vida universitária. Jorge Bezerra, compartilhou sua percepção sobre o desenvolvimento dos estudantes e os impactos institucionais da iniciativa. Ele apontou que a evolução dos calouros tem se mostrado positiva, ainda que varie conforme o perfil das turmas, destacando que alguns grupos se sobressaem e acabam influenciando seus colegas de forma construtiva.

O professor ressaltou que o início da vida acadêmica é marcado por diversos desafios, sendo o principal a adaptação ao novo ambiente, que difere significativamente das vivências escolares anteriores. Além disso, ele destacou que muitos alunos chegam à universidade com expectativas equivocadas, acreditando que apenas a instituição é responsável por sua formação profissional.

Nesse contexto, o papel do acompanhamento contínuo e do acolhimento nos primeiros períodos se torna essencial, favorecendo o desempenho acadêmico e o engajamento com o curso. Para o docente, cabe ao aluno aproveitar de forma ativa os recursos disponíveis para construir sua trajetória com consciência e autonomia.

O envolvimento dos professores também demonstra o compromisso da Universidade com a excelência no ensino e com a formação dos estudantes.

Related Stories